O curso

Curso de Pedagogia Reconhecido pelo MEC através da Portaria nº 1035, de 23/12/2015, publicada no D.O.U. em 24/12/2015!

 

 

                        Licenciatura

O curso de Licenciatura possui o mesmo programa curricular básico de um curso bacharelado, porém, com matérias pedagógicas que habilitam o aluno para o exercício do magistério no ensino fundamental e médio.


Pedagogia:
Autorizado nos termos da Portaria MEC nº 466, de 22 de novembro de 2011, publicada no D.O.U. de 24 de novembro de 2011.Reconhecido nos termos da Portaria MEC nº 1035, de 23 de dezembro de 2015, publicada no D.O.U. de 24 de dezembro de 2015.

A formação do Pedagogo não se restringe as necessidades imediatas do mercado de trabalho, embora não possa desconsiderá-las. A preocupação básica inclui e supera a qualificação técnica, e afirma como núcleo central a apropriação/construção de um referencial teórico-prático vigoroso, cientificamente consistente, que possibilite ao futuro profissional atuar de acordo com as Diretrizes Curriculares aplicando-se a formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos casos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, e em cursos de educação profissional na área de serviços incluindo atividades de orientação, supervisão e administração educacional.

A concepção de Educação é cada dia mais valorizada na sociedade contemporânea. Hoje, o cidadão sabe que para medir o grau de desenvolvimento de um país, e das empresas em termos de competitividade, é necessário investir na escolaridade, sendo a escolaridade o determinante indicador de inserção social do homem ao mercado de trabalho.

Portanto, a expansão do ensino torna-se uma necessidade permanente em uma necessidade premente em uma sociedade. Neste contexto, precisamos pensar a importância da Educação como um todo, de maneira macro desde a primeira infância.

É nesta visão de transformação social que inserimos a relevância da profissão do Pedagogo.

Então, podemos definir o pedagogo como o profissional capacitado para desenvolver seu campo de atuação em diferentes instâncias da prática educativa. A prática do pedagogo é fundamental no aprimoramento do cotidiano escolar, pois é o profissional que tem domínios de procedimentos e metodologias fomentadoras de uma nova postura social.

Atualmente, o campo de atuação do Pedagogo, tornou-se mais amplo desmistificando sua restrita ação em sala de aula. O Pedagogo conquistou o seu espaço no campo político, na educação ambiental no setor de turismo, na elaboração de projetos nas empresas públicas e estatais, em organizações não-governamentais, em hospitais, presídios, projetos culturais, análise de instrumentos didáticos, entre outros.

Valorizar o Pedagogo é valorizar a essência humana, é vislumbrar a capacidade do homem em todas as suas dimensões.

Habilitação, Regime Acadêmico, Vagas Anuais, Turno de Funcionamento


Denominação:
Curso de Pedagogia

       Habilitação: Licenciatura em Pedagogia;

       Regime Acadêmico: Semestral;

      Vagas Anuais e Turmas: 200 vagas anuais divididas em 2 (duas) turmas de 100 (cem) alunos;

      Turno de Funcionamento: Noturno.

      Período Mínimo e Máximo de Integralização do Curso: O curso deverá ser integralizado em no mínimo 4 (quatro) anos e no máximo 6 (seis) anos.


Arquivos