NAP – Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Psicossocial

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Psicossocial – NAP, da FAEV é um Órgão Avaliativo e está subordinado à Direção Geral da Faculdade Europeia de Vitória.

Art. 1º O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Psicossocial – NAP é um setor interdisciplinar destinado a zelar pela Atenção Psicossocial, em seus termos cognitivos, emocionais, sociais e vocacionais, de docentes, discentes e corpo administrativo, vinculados à FAEV- Faculdade Europeia de Vitória.

 

Art. 2º O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Psicossocial – NAP atua primordialmente de maneira preventiva para a devida adequação dos processos de aprendizagem relacionados ao meio acadêmico. (Regulamento do NAP)

Atribuições:

A Faculdade Europeia de Vitória entende que a função essencial da educação no desenvolvimento do indivíduo e da sociedade vem crescendo nos últimos tempos, direcionando-se cada vez mais para necessidades de arquitetar uma instituição voltada para uma formação do cidadão consciente. Nesse contexto, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Psicossocial é o setor de orientação individual que, desenvolve um programa institucional de acompanhamento do corpo discente que começa no momento em que o aluno manifesta interesse em ingressar nos cursos oferecidos pela FAEV e durante toda a formação acadêmica.

O NAP direciona-se também para o atendimento de docentes e pessoal técnico-administrativo da IES e tem por missão proporcionar melhor qualidade de vida no trabalho para toda comunidade acadêmica.

O aluno pode procurar o NAP por livre espontânea vontade ou ser encaminhado pelo professor ou coordenador do curso. Os docentes e demais funcionários também podem procurar o serviço por vontade própria ou encaminhado pelo coordenador e/ou diretor, para discutir questões particulares e/ou didáticas.

Art. 3º São os objetivos do NAP:

 

  1. promover reflexão sobre o processo ensino-aprendizagem e suas repercussões no cotidiano do aluno;
  2. contribuir para a real informação, com relação aos meios e recursos à disposição do NAP e o que este Núcleo pode oferecer em quantidade e qualidade Psicossocial, para os discentes, docentes e coordenações;

III. ser mediador e interventor nos problemas de caráter acadêmico e de relações interpessoais relacionados aos docentes, discentes e corpo administrativo, identificando o foco e propondo soluções adequadas para a resolução destes obstáculos, ao ensino-aprendizagem.

 

  1. DA ATUAÇÃO DO NAP

 

  1. atender aos alunos com dificuldade de aprendizagem, para triagem e encaminhamento externo – caso necessário;
  2. orientar o discente em seu processo de formação acadêmica;

III. proporcionar atendimentos breves, de cunho psicossocial, com a finalidade de integração, inserção e reinserção dos discentes no âmbito acadêmico;

  1. coletar dados relacionados às problemáticas dos discentes, quando necessário, visando intervenção e atuação nas referidas demandas;
  2. promover intervenções individuais ou coletivas, sempre que necessário, para conduzir a soluções eficazes no processo de ensino, nas relações interpessoais e acadêmicas;
  3. atender ao Corpo Administrativo, quando em situações de prejuízo nas relações laborais;

VII. atender ao corpo docente quando manifestada alguma problemática nas relações com o corpo discente ou administrativo.(Regulamento do NAP)

Acesso:

O agendamento é feito no próprio NAP.

Dia e Horário de Funcionamento:

Quarta-feira: de 18h às 19h

Localização:

Sala do NAP.

Profissional Responsável:

Prof.ª Vanessa Cavalcante de Castro